
25 de Fevereiro de 2010. Esta data ficará lembrada como o dia da primeira reunião on-line com a finalidade de discutir o esporte do Oeste Baiano. Por ser um sistema novo, executado via internet, nem todo mundo conseguiu participar da reunião, talvez algum problema de conexão, pois todos foram convidados.
Com o apoio da Federação Bahiana de Futebol, o Intermunicipal do Oeste será realizado pela Sodesf - Sociedade Desportiva São Francisco, fundada em 16 de Dezembro de 2009, e contará com as primeiras 16 cidades inscritas para a disputa do certame.
Na reunião on-line desta quinta-feira, 25/02, participaram representantes de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Serra Dourada, Mansidão, Buritirama, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe e Jaborandi. A Cidade de Iboritarama alegou problemas com o sinal de Internet.
Confira os principais itens discutidos e aprovados na reunião on-line desta quinta-feira:
A competição terá início no dia 10 de abril, sábado, em Cidade ainda a ser definida e término no dia 29 de agosto, sendo que o Campeão e Vice participam da 2ª fase do Intermunicipal da FBF a partir de setembro. Na abertura haverá a realização de apenas um jogo, sendo que antes a Sodesf fará a cerimônia com participação das Musas do Futebol do Oeste, onde cada uma portará conduzirá a bandeira do seu respectivo Municipio.
Ao término da competição, haverá a cerimônia de encerramento na cidade campeã, com entrega de prêmios aos melhores e desfile para escolha da Musa do Intermunicipal do Oeste. Logo após haverá baile dançante.
O valor da inscrição foi sugerido pelos participantes. R$ 1.000,00 (Hum mil reais), correspondente a 18 atletas, sendo que a partir deste número haverá cobrança de taxa no valor de R$ 30,00 (Trinta reais). O valor da inscrição será revertido para a premiação em dinheiro nas seguintes proporções: 55% para o Campeão, 35% para o vice-campeão e 10% para a Sodesf.
A seleção mandante arcará com despesas relativas a arbitragem e delegado do jogo, no valor de R$ 360,00. Também ficou acertado que o ingresso para a primeira fase será de R$ 3,00 (Três reais). A Cidade que não possui o hábito de cobrar ingresso terá que arcar com despesas adminstrativas da competição, pois no caso de cobrança, 75% da renda ficarão com o time da casa e 25% para a Sodesf.
Conforme ficou definido na reunião de fundação da Sodesf, cada Liga ou Associação esportiva teria que associar-se à sodesf e o valor ficou estipulado em 60% do salário vigente, ou seja, R$ 306,00, valor anual que poderá ser pago em três parcelas durante o ano de R$ 102,00, sendo que a primeira terá que ser efetuada até o início do Campeonato Intermunicipal do Oeste.
Vale lembrar que a Sodesf é uma entidade destinada ao fomento do desporto, da cultura e da educação técnica. Para isso a Sodesf precisa adquirir equipamentos para a execução de suas atividades, além de arcar com despesas permanentes, como aluguel, telefone/fax, internet, água, luz, gratificação de seus colaboradores e etc.
A próxima reunião acontecerá no dia 04 de março, quinta-feira, às 15 horas, novamente na modalidade on-line. Todos os Municípios do Oeste estão convidados. O principal assuntos a ser discutido será o regulamento da competição.
Por Deusdeth Vilas Boas e Dionísio Tremura.
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